O Conselho Estadual de Cultura de Goiás, ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou no dia 16/11/15, no Palácio da Música Belkiss Spenzieri do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a solenidade de entrega das Comendas Culturais do Estado Troféu Jaburu, Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano, versão 2015, concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fazer e no promover as artes em Goiás. O governador Marconi Perillo esteve presente no evento, onde na oportunidade entregou o Diploma de Destaque Cultural do Ano para o Rapper Goiano Mano CDJ, artista homenageado por seus relevantes trabalhos culturais prestados no Estado de Goiás, promovendo e expandindo a Cultura Hip Hop em nosso estado.
"Me sinto extremanente honrado em ser o primeiro representante da Cultura Hip Hop a receber essa comenda em 35 edições do Troféu Jaburu, algo que dedico a cada um dos militantes da nossa cultura que a anos lutam por espaço e oportunidade em nosso estado. Essa singela homenagem não é só minha, mas de todas e todos que acreditam no Hip Hop como uma ferramenta de inclusão e transformação em nossa sociedade. Eh por vocês Minas e Manos!!! (Mano CDJ)"
Cleubismar de Jesus (Mano CDJ), Governador Marconi Perillo e Secretária Raquel Teixeira (SEDUCE-GO)
SOBRE O TROFÉU JABURU:
Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à Cora Coralina, em 1980, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes) é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, sempre no mês de novembro, e é feita a partir do voto dos conselheiros. A solenidade de entrega do prêmio principal ao eleito de 2015 foi presidida pelo governador Marconi Perillo.